03 de Agosto - Dia do Capoerista

3 de agosto, dia do Capoeirista 




Muitas pessoas, "ainda", infelizmente, não sabem, mais o dia 3 de agosto comemora o dia do capoeirista. Talvez por falta de informação ou mesmo por falta de interesse. Mas vamos lá: 3 de agosto, um dia em que eu particularmente faço o de reflexão. Uma reflexão no sentido de realidade nacional. Ou seja, será que estou sendo ouvido como brasileiro-capoeirista-educador que sou? Será que o papel social que é desenvolvido através da capoeira não tem valor para o povo brasileiro que, ainda, infelizmente, olha com outros olhos para a capoeira?

Eu ainda não entendo o do porque tanto preconceito para com a capoeira. Hoje em dia, o papel principal da capoeira é de formar bons cidadãos conscientes? Principalmente, sobre o nosso passado!

Através da capoeira o Brasil exporta cultura, musica e principalmente, o nosso bom e velho português. Mais e ai? E, ai que o povo brasileiro ainda não aprendeu a dar valor para aquilo que tem. Ou seja, lembra da invasão Holandesa, guerra dos mercenários, guerra do Paraguai, o surgimento do frevo e do samba? Tenho certeza que não. Mais a nossa capoeira participou dessas batalhas e no desenvolvimento cultural dessas manifestações! E o povo brasileiro não sabe disso. Ou pelo menos, a maioria não sabe. Isso gente, é conteúdo de história, geografia e educação física.

Mais e o "Titulo de Patrimônio Cultural da Humanidade"? Eu já chego lá.

PARABÉNS a todos os nobres capoeiristas (só no Brasil são mais de 6 milhões) que fazem da arte-luta uma forma de socialização, educação, recreação e sendo às vezes reabilitação.

Agora, mas como surgiu essa data: É lei?! E, se é lei, tem que ser cumprida?!

DIA DO CAPOEIRISTA
Lei nº. 4.649, de 07 de Agosto de 1985 Institui o "Dia do Capoeirista", a ser comemorado anualmente, no dia 3 de agosto, O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte Lei:
Artigo 1º - Fica instituído o "Dia do Capoeirista", a ser comemorado, anualmente, no dia 03 de Agosto.
Artigo 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 07 de agosto de 1985.

FRANCO MONTORO
Publicada na Assessoria Técnico-Legislativo, aos 7 de agosto de 1985.

Recentemente, a nobre Capoeira (que é 100% brasileira e, não como muitos leigos afirmam por ai...) foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Um título (valorização) nada mais que justo (reconhecimento) para com esta arte que vem fazendo tanto por nosso pais.

Não podemos esquecer que, o "Brasil", deve muito para a capoeira. Enquanto, que a capoeira, que já fez muito por nosso pais não deve nada. Pelo contrário, ela vem fazendo muito e muito pouco é dado a ela o seu devido valor!

Para finalizar: nem todo aniversario foi feito para se comemorar. Mais sim, para refletir sobre o seu devido motivo.

Pesquisar